8 de dezembro de 2010

Profissão DJ




Profissão Dj

Nos ultimos 10 anos, o Mercado de DJs cresceu de maneira vertiginosa. Na Inglaterra, por exemplo, já são contabilizadas mais pickups vendidas do que o numero de guitarras. A grande dificuldade que a maioria dos DJs encontram é a de se manter no mercado. Existem inúmeras razões para o fato, por isso um bom profissional deve, entre essas e outras dicas, cumprir com os seus compromissos, desenvolver um perfil musicas que vai caracterizar seu trabalho, e, principalmente, procurar entreter e ao mesmo tempo informar o público de coisas novas.
Para se tornar um bom DJ, também é necessário ter conhecimento em alguns aspectos que envolvem a profissão, tais como:
- dominar com perfeição as técnicas de mixagem simples e complexas, tanto como vinil como com CDs, além de saber aplicar efeitos durante esse processo.
- saber fazer a regulagem e a montagem do som.
- conhecer bem os equipamentos de trabalho, tais como: toca disco Technics MKII, CD players Pioneer 100S, Box de efeitos Pioneer, entre muitos outros.
- aprender a adquirir o próprio material em lojas e internet.
- contato com as teorias musicais, além de saber sobre ritmo, áudio, acústica e um pouco da história da música.
- reconhecer e conhecer os mais diversos DJs e seus estilos musicais. É muito importante saber distinguir o house do techno, o trance do drum`n`bass e assim por diante.
- ter cultura musical, seja eletrônica ou não, dando suporte conceitual para atualização e visualização da música comprometida como experiência estética.
- participar constantemente de workshops, palestras e oficinas.
- assinar contratos, para garantir que tudo ocorra conforme o pré-estabelecido no mesmo.
- ter documento que comprove o direito de exercer a função artística para qual estará sendo contratado (procurar a ORDEM DOS MUSICOS ou a SATED).
- desses e dentre outros aspectos, deve-se ressaltar o profissionalismo, algo que tem que ser levado a sério. Cumprir de modo rigoroso suas obrigações, assim como exigir o mesmo.
Deve-se lembrar que esse itens auxiliam os interessados a terem um bom desempenho.
Mas que a principal função e, sem duvida, a mais importante para um DJ, é fazer os outros dançarem.