9 de março de 2011

A Língua dos DJs



A Língua dos Djs

Entender as gírias mais usadas pelos DJs não é muito fácil, pois geralmente não são palavras comuns pra quem não vive no meio da musica eletrônica. Fique de olho nos termos mais usados pelos Disc Jóqueis:

CASE: espécie de estojo ou bolsa onde ficam os discos levados pelos DJs para tocar em algum lugar.

SET: Nome que se dá a seleção de musicas de um DJs.

BPM: Batidas por minutos. É a medida que dá o tempo da musica, importante para o Dj saber usar as BPMs para sequenciar musicas que tenham tempos similares e organizar
SETs inteligentes. Por exemplo, um som que dá “BOOMS” exatamente duas vezes por segundos, terá por volta de 120 BPMs.

PITCH: Muda o ritmo da musica e auxilia os DJs a fazerem uma transição equilibrada entre uma musica e outra, pois acelera ou desacelera o ritmo/batida da mesma. Os melhores DJs desaceleram ou aceleram um dos dois sons (pitching) até que as batidas fiquem sincronizadas, e então controlam o “pitch”para que o sincronismo dure vários segundos. Para fazer-se isso manualmente, requer-se uma boa técnica. Ajustar as batidas é uma técnica usada para que os ritmos de dois sons ocorram no mesmo tempo durante a mixagem. As pessoas então têm a sensação de que é o mesmo som.

FADE OUT: Ato de abaixar o som gradativamente.

FADE IN: Ato de aumentar o som gradativamente.

Mixer/Mixagem: É o aparelho que conecta dois toca-discos ou CDJs (tocador de cd especial para fazer a mixagem). É no mixer que as equalizações são realizadas. Ao se misturarem dois sons e fazer uma mixagem, se esta não ocorrer no final do primeiro som, terá que se realizar um “fade out” e, ao contrário, se a mixagem não acontecer no começo do segundo som, o “fade in”. Esses dois efeitos são importantes na mixagem. Entre eles, o tempo em que os dois sons estão sendo tocados juntos é chamado de mixagem.

SAMPLEAR: É extrair um trecho de uma musica e transformar em um “sample”, ou seja, um extrato que será reutilizado em uma musica. Em outras palavras, é um trecho de musica já conhecida com releitura feita por um DJ.

LOOP: É a repetição de um trecho de uma musica para formar ritmos. É um trecho repetido transformado em periodicidade rítmica.

SCRATCH: Recurso que os DJs utilizam com movimentos das mãos sobre o disco de vinil para tocar, rotacionando rapidamente o disco para frente e para trás.

Essas foram algums dicas do Blog do Rammil para você que procurar aprender mais e ser um DJ de qualidade, mas lembrem-se compromisso e originalidade no seu trabalho, são fatores importantíssimos para uma ótima imagem de um DJ.


Blog do Rammil - Divulgando o que é sucesso!
Contatos: 92 9154 4649 / 8141 7563
djrammil@gmail.com
 © todos os direitos reservados.