Música no local de trabalho


 
A presença da música no local de trabalho é tão controversa quanto os efeitos do café ou do ovo para a saúde humana. Em geral, encontramos estudos científicos para fundamentar qualquer tipo de ponto de vista – seja ele contrário ou favorável.
Seja no formato de música ambiente, nas caxinhas de som de um PC, notebook, netbook ou tablet, ou mesmo escondida atrás de fones de ouvido, a música tem ocupado um espaço nobre nos ambientes de trabalho. Seus defensores exaltam o poder de descontrair e tornar as tarefas mais agradáveis. Já os opositores alegam que a música é capaz de distrair e gerar conflitos, fazendo a produtividade cair…
Se tivermos alguns cuidados básicos ao curtir  música durante o expediente, iremos certamente usufruir daquilo que ela tem de melhor e com isso trabalharemos mais satisfeitos.


Evite exagerar no volume para não elevar demais o nível de ruído no ambiente e assim prejudicar a comunicação e ainda tirar a sua concentração e de seus colegas;
Ritmos muito intensos costumam ser benéficos nas primeiras pequenas doses, pois estimulam as pessoas a agilizar seus movimentos também. Para trabalhos que exijam concentração e foco, o ritmo muito acelerado, a exemplo do volume elevado, pode prejudicar a concentração e o potencial criativo em virtude da vontade não só de cantar junto, mas também de dançar;
Cuidado nas letras. Nem entro no mérito da beleza, poesia ou inspiração do conteúdo da composição. Se ela estimular a pessoa a ficar cantando enquanto tenta realizar um esforço intelectual, o resultado será ruim – tanto da cantoria, quanto do trabalho. Já para tarefas operacionais e braçais, o cantar não traz maiores problemas.
Respeito aos colegas. Um ponto inquestionável é estabelecer fronteiras entre as individualidades. Se todos concordam em ter música ambiente num tom que não prejudique ninguém, haverá consenso e todos estarão satisfeitos com a decisão. Em caso negativo, será preciso apelar para o uso de fones de ouvido, como forma de evitar o conflito interpessoal, garantindo assim a harmonia e o respeito mútuo entre aqueles que dividem o mesmo espaço em 1/3 do seu dia.


Blog Do Rammil - Saúde, música e informação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curioso: Você sabe o que é "DO A BARREL ROll"?

Conheça Dionne Warwick e a canção I'll Never Love This Way Again

Alemanha e França são alguns dos países europeus que não usam mais a escala 6x1